quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Introversão. "Uhu, tô sozinho, uhuu"

A aula de Inglês de sexta contou com um textinho sobre os tipos de personalidade definidos pelo teste de Katharine Briggs e Isabel Briggs Myers, sua filha. O primeiro tópico era IntroversãoxExtroversão.

Foto: Internet

A maioria das pessoas confunde introversão com timidez, inclusive eu, antes de ler o texto. Mas não. Segundo elas, na verdade ser introvertido ou extrovertido é apenas relacionado ao modo como você obtém energia: se você se energiza por estar em contato com outros, você é extrovertido(a); se obtém mais energia estando sozinho, é introvertido. A professora ainda brincou que o introvertido fica em casa feliz: “Tô sozinho, uhu, tô sozinho”.

Achei graça da cena que ela pintou, não muito diferente dos meus ataques de sorrissos e gargalhadas quando estou sozinha no apê. Acho que a maioria das pessoas é metade de cada, tudo depende do momento. 

Tem dias em que eu me sinto óóótima com um galerão, o que inclui todos os momentos de escola, as catorias em grupo, festas, shows (a energia contagiante do show de S.O.J.A. na praia de Ipitanga que o diga), as gracinhas de Thiago Henrick na sala de aula, Guga dançando antes de Ricardo dar as notas de Ética e Legislação Publicitária…
Foto: Juci Matos


Mas, às vezes, fico em total sintonia com a felicidade estando sozinha, lendo, escrevendo, planejando, na água do mar (é muito divino), ou mesmo olhando esse solzinho fraco de fim de tarde batendo na piscina do condomínio e cortando a sala, raios dividindo livros, reflexos, instrumentos…
Foto: Luma Pinto

Hoje estou nesse momento intro. =)

3 comentários:

  1. ja tinha percebido essa diferença entre introversão e timidez,até porque comigo ocorre isso também. Sou timido pra alguams coisas sim,mas pra muitas fico mais na minha apenas por gostar de dar ouvidos ao que passa nas confusões da minha cabeça. E claro que temos necessidade de relacionar com os outros e o mundo todo la fora. Somos feitos também das coisas que absovermos de tudo e todos com os quais nos relacionamos.
    Mas que é muito bom em alguns momentos ficar so em casa,largar o som na maior altura e ficar curtindo na minha,sem ninguém pra reclamar principalmente,isso é. Ou em paz lendo minhas coisas,tocando meu violão..uhu!

    ResponderExcluir
  2. Olha,não sei tocar violão tão bem,mas sei algumas musicas,e gosto de ficar inventando,dedilhando notas que me vem a cabeça...gosto mais de rock,sei algumas coisas de bandas nacionais(paralamas,legião,nando reis,engenheiros...),uma ou outra de reggae,umas do nirvana,fico tentando metallica,mas ainda não tiro toda...enfim,musicalmente gosto de muitas coisas,rock,blues,metal,mpb,instrumental de clássica a chorinho,uns sambas mais antigos,pop rock,algumas coisas de reggae...so n sei tocar tudo que quero,tenho que passar mais tempo treinando.Ontem até tirei uma do Edson Gomes...quanto a escrever,algumas das poesias que escrevo,imagino como musicas,com uma melodia no fundo,mas nunca cheguei a fazer uma musica mesmo completa,so pedaços soltos.

    ResponderExcluir
  3. mas tenho vontade de compor sim! é uma das coisas que ainda quero fazer

    ResponderExcluir