domingo, 19 de julho de 2015

St Louis x Chicago x Salvador

Hoje o tema é transporte público e vias de tráfego. St Louis é uma cidade onde quase todos têm carro, porém não engarrafa por conta das estratégicas highways. Já em Chicago, é melhor nem ter carro porque estacionar é caro e há muito congestionamento, mas o sista público te dá diversas opções. Em Salvador, o caos é no sistema público e no engarrafamento. O que poderia ser feito pela capital do meu estado pra melhorar a qualidade de ir e vir dos meus conterrâneos?

De cara, preciso dizer que não sou bajuladora dos ditos países de primeiro mundo, mas gosto de ver nas diferentes realidades as idéias - e principalmente ações - que deram certo. Aqui em Chicago, é difícil até de acreditar, mas a cidade desviou o curso de um rio, construiu uma cidade em TRÊS níveis pra escoar os carros e ônibus por elas, a maioria das pessoas se movimenta caminhando pelas ruas, como na Europa, e é uma cidade linda (sério, eu não esperava por tanto). O sistema de transporte público inclui metrô (subterrâneo e na superfície) e ônibus. Adicionalmente, há balsas, táxi, uber e bicicletas compartilhadas.

Em St Louis, composta por várias cidadezinhas metropolitanas, o sistema público é integrado, você pode rodar por quase três horas com o mesmo bilhete (se você escolher a opção "transfer"), seja de metrô ou ônibus, e eles são pontuais. O problema é que os ônibus não passam com muita frequência, o que nos leva a demorar quase duas horas num caminho que de carro seria 20 minutos. Você deve estar pensando: como isso é possível? Bom, é meio louco de pensar, mas existem autopistas por todos os lados, umas por cima das outras, cortando parques etc. Num geral, dentro de um carro numa highway dessas, você quase não vê a cidade, devido aos muros. Não há sequer passarelas de travessia de pedestres, porque nem há passeio na highway e é proibido estar ali a pé ou em bicicleta. São pistas de escoamento que estão por toda a cidade, transformando roteiros distantes em vias expressas super eficientes. Não é tão bonito, mas economiza tempo e é eficiente. Gostaria que houvesse isso em ssa, mas aí esbarramos no primeiro impeditivo: em Salvador não há espaço para coisas desse tipo. Talvez para escoar a cidade, fossem necessárias medidas drásticas de derrubar edifícios para construir rotas. ..será? Bom, ainda tenho que pesquisar mais pra entender melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário