sábado, 9 de maio de 2015

Seriados colombianos

No Brasil, quem não é cinéfilo, nem cult, quase sempre só conhece seriado americano, uns poucos brasileiros e quiçá o britânico Skins pra quem tá no curso de inglês, rs.
Então  vou apresentar pra você dois seriados colombianos que eu adorei! Um é de comédia e outro meio romance policial. Conheci ambos pelo netflix, meu vício, droga totalmente legal :)
O primeiro é Los Caballeros las prefieren Brutas: este eu já assistia no Brasil antes mesmo de descobrir que era de Bogotá.
Os capítulos são do tipo independente, e narram a história de Cris, uma arquiteta bem sucedida que tem dificuldade em ser feliz no amor porque, segundo a novelista, os homens preferem as mulheres burras. É engraçado e acaba sendo uma crítica divertida, ao mesmo tempo uma espécie de auto ajuda a você, mulher inteligente, que quer entender porque o lado emocional não está andando.
A segunda é La Prepago (que aqui não tem nada a ver com celular e sim com...bem, programa). Tive que vencer o preconceito pra começar a ver, e só comecei porque vi que o autor era Jorge Franco, um autor daqui de Medellín, a cidade onde eu moro, que ano passado ganhou um prêmio pelo livro El mundo de Afuera, muito bem escrito.
Bom, esse seriado conta a história de Ana Lu, uma bolsista de Jornalismo super inteligente e dedicada que, para salvar a família de ser despejada de casa por dívidas e desemprego, aceita ter uma vida dupla: de dia Ana Lu, de noite Andrea. O seriado começa com um programa dela com um senador que infarta e morre na frente dela. E então a trama vira todo um jogo criminal em que políticos se mostram cada vez mais culpados pela morte do senador Valêncio Guerra.
Essa série é das de continuidade e o mistério sobre a morte do senador anda lado a lado com a história complicada de Ana Lu, que ainda por cima tem  namorado super fofo, o Davi (que não sabe de nada).
O melhor de ambos é poder ouvir o espanhol colombiano, suas gírias próprias e a rotina local. Mas nem se preocupe que vem com legenda pro português na Netflix.
*O Netflix funciona por endereços de IP, então não sei dizer se La Prepago também está disponível no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário