segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Desculpe, Sul e Sudeste: nossas escolas de segundo grau deram Geografia completa - e nós aprendemos.

Seguinte, gente: hoje no Twitter rolou mó bafafá com relação a comparações, difamações, intrigas entre Nordeste e Sudeste.
Não vou discutir muita coisa não, porque parto do princípio de que alguém pode criticar o que conhece, e só. Nada de abrir a boca por aí - ou o twitter - e falar do que não sabe.
Em primeiro lugar, porque eu não critico o modo de viver e pensar dos paulistas, por exemplo. Mas critico o fato de eles fazerem piadas indevidas com quem vive/é daqui.

Botei o mapinha já com os nomezinhos pra que todos, inclusive os paulistas, possam entender a piadinha, ok?

E por que que eu falo que o sul e o sudeste do país fala do que não sabe? Porque aconteceu comigo recentemente o absurdo de encontrar com um DJ na recepção do personal Royal em Caxias do Sul e o cara, depois de ouvir que éramos de Sergipe, virar e falar: "Ah, eu estive lá perto esses dias, em Manaus"
GEEEEEEEEENTEEEEEEEEEEEEEE, eu nem consegui responder de tanto que eu ri da falta de ensino médio da pessoa. hahahhaha
e não foi um caso isolado, eu já ouvi paulista tirar onda com uma amiga de João Pessoa sobre praia, ignorando o fato de que joão Pessoa é no litoral...enfim. Eu ainda não fui a São Paulo, mas tenho uma breve noção de onde fica cada estado do Brasil, e, pelo que vejo, a maioria aqui tem.

E outra, só para desmistificar a coisa toda: paulistas, cariocas, catarinenses, seja o que for: Minas também tem sertão, o Nordeste não fica na Bahia, não vive todo mundo no agreste, nem todo mundo passa fome (existem ricos e pobres, corruptos e honestos, como, imagino, em todo lugar), aqui tem água sim, e, a mais esclarecedora: APROVEITEM A FACILIDADE ATUAL COM A INTERNET PRA PESQUISAREM SOBRE O QUE VOCÊS VÃO FALAR. Já ouviram falar de Google, né? Que bom! Porque por aqui a gente já usa, se quiserem umas dicas, só falar, ok?

P.S.: Eu não tenho nenhum problema com pessoas de outras cidades e estados, especialmente porque adoro viajar e existem pessoas legais em qualquer lugar do mundo. digo isso principalmente pelas pessoas tão bacanas que conheci em Porto Alegre e Caxias do Sul.
 Eu só não gosto - nem aceito - que venham falar do meu estado, ou da minha região - que é tão vasta, mas percebo que é muita informação pra guardar, então o resto do país tende a nos reduzir a um simples conceito, creio que para facilitar o armazenamento na memória...

3 comentários:

  1. O Problema dessas pessoas é que elas acham que vivem num país a parte. Vivem num isolacionismo perante a cultura brasileira, acreditando em generalizações. Errados até que não estariam se não abrissem a boca pra falar besteira, besteira que aprenderam de algum lugar, assistindo zorra total ao invés de uma aula de geo talvez...

    ResponderExcluir
  2. O problema é achar que o Brasil se constitui de sul + SP e RJ...
    Etinocentrismo é uma desgraça!!!

    Saudades de vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Luma, não adianta pedir para eles tentarem se instruir sobre o falam: Pessoas que nascem com os olhos voltados para o próprio umbigo demoram a perceber que existe vida inteligente ao redor deles. Idiotice é curada com realidade, tenha paciência...

    Abração

    ResponderExcluir